Milho por Peixe é um musical criado por Giacomo Scalisi e os artistas Arantxa Joseph (Voz, percussão e dança) e André Duarte (Voz, ballafon, n'goni,guitarra,baixo eléctrico e percussão).
Inspirado na tradição de contar cantando, ou de cantar contando, a partir de um conto recolhido oralmente na costa ocidental africana, na República do Togo. Conta-nos sobre um segredo que o avô de Kudjo e o avô do avô de Kudjo foram passando de geração em geração. Eles, os pescadores sabiam que se cantassem enquanto trabalhavam, tudo seria menos árduo. Quando chegavam com o barco ao sítio da enseada, cantavam com muita intenção e assim faziam a magia acontecer, o peixe parecia que ouvia e vinha em grandes cardumes até ao barco… Um espectáculo que contribui para a ci-dadania global porque promove a universalidade das culturas.
A performance musical termina com uma experiência gastronómica do típico xerém algarvio servido como prato volante ao pôr-do-sol. O próprio xerém (papas de milho), é um prato resultado da miscigenação de culturas onde se fala a Língua Portuguesa, presente ainda em Portugal (Algarve), Cabo-Verde e Brasil. O Xerém servido é uma parceria com o Restaurante Mexilhão (Vila do Bispo), e inclui degustação de vinho rosé biológico do Monte da Casteleja.
Ficha técnica
Produção: Teatro Experimental de Lagos
Textos e encenação: Giacomo Scalisi, Arantxa Joseph e André Duarte
Voz, percussão e dança: Arantxa Joseph
Voz, ballafon, n'goni,guitarra,baixo eléctrico e percussão: André Duarte
Composição Musical: André Duarte e Arantxa Joseph
Catering: Restaurante Mexilhão; Monte da Casteleja
Duração: 45′ + lanche
Classificação etária: 6+
Últimas apresentações
sunday, 24 march 2019 / 17h
Auditório da Fortaleza de Sagres