Modelos de Educação Criativa
Emraizart 5ª edição

Mod­e­los de Edu­cação Cri­ativa

Gabi Es­pinosa

"(RE)VIVER O CORPO"

Na infância, o corpo liga-se e gera relações cri­ativas e sensí­veis com o meio en­volvente e com outros corpos — humanos e não humanos —, dando-nos a opor­tunid­ade de repensar a forma como, à medida que crescemos, nos afastamos da brin­cadeira, da empatia, da sen­sori­al­id­ade e da es­pon­taneidade para nos ad­aptar­mos às normas sociais que impõem formas es­pecíficas de habitar o corpo. Esta conversa propõe-se abrir um debate (auto)crítico sobre como a cor­por­al­id­ade da infância nos pode ensinar a ques­tion­ar e a romper a lógica adultocên­trica que re­stringe e molda os corpos desde cedo, tanto na escola como nas nossas criações afetadas pelo contexto atual.

Bio­grafia

Gabriela Espinosa
Artista per­form­ativa, edu­cadora art­iv­ista e in­vest­i­gadora, Gabriela é formada em Teatro pela Pon­ti­fí­cia Uni­ver­sid­ade Católica do Chile (2008) e possui uma pós-graduação em Per­form­ance e Política pela NYU (2015). É mestre em Artes Visuais e Educação pela Uni­ver­sid­ade de Bar­celona (2023), onde atu­al­mente é in­vest­i­gadora pré-doutoral, focando-se na relação dos corpos em pro­cessos edu­cat­ivos artísti­cos numa per­spectiva desco­lo­ni­al. Além disso, tem estudos em Teatro do Oprimido, Gestão Cultural Comunitária e Mediação Artística. Gabriela leciona seminári­os na Uni­ver­sid­ad de las Artes de Guay­a­quil e na Uni­ver­sid­ade de Bar­celona e tem ex­per­iên­cia em projetos de par­ti­cipação artística com comunid­ades. Trabalha como artista in­vest­i­gadora e me­diadora no E:\ART Edu­ca­tion Center e colabora com vários grupos de in­vest­igação e fest­ivais, in­cluindo o Festival Em­ra­iz­art desde 2023.

Last presentations

  • saturday, 4th october 2025 / 16h