Arte na Educação da Infância
Emraizart 5ª edição

Arte na Edu­ca­ção da In­fân­cia

Luís Go­di­nho

O Luís estará também a conduzir a formação in­ten­siva Técnicas de Teatro - Criação para a Infância e Ju­ven­tude.

Bi­o­gra­fia

É li­cen­ci­ado em Formação de Atores/En­ce­na­do­res pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 2005 foi se­le­ci­o­nado para a École des Maîtres, onde conheceu Antonio Latella e com quem tra­ba­lhou em Itália ao longo de 10 anos. Trabalha como ator, en­ce­na­dor, produtor e pro­fes­sor de ex­pres­são dra­má­tica.
De­sen­volve com re­gu­la­ri­dade projetos para a infância e ju­ven­tude, des­ta­cando a criação dos es­pe­tá­cu­los: “Quem espera…” no Teatro Nacional D. Maria II; “Os Contos do Lápis Verde”l; com o teatro meia volta, a co­cri­a­ção de “Q de Quê?” e a in­ter­pre­ta­ção de “Gil Vicente Pop” no Museu do Teatro e da Dança e “Onde há Fumo..” no Festival Rádio Faneca em ílhavo.
Integra desde 2020 o projeto para a pequena infância - Boca Aberta, do Teatro Nacional D. Maria II, onde é as­sis­tente de en­ce­na­ção de Catarina Requeijo na criação dos es­pe­tá­cu­los: “Não se Pode! Não se Pode!” e “Cabe mais um?”; e onde foi in­tér­prete em “Onde é a Guerra?” e dirigiu o es­pe­tá­culo “Quem espera…”. Fez também a direção e coaching do elenco juvenil da peça Ricardo III, com en­ce­na­ção de Tonan QuitoI.
Faz formação contínua na área da Di­ver­si­dade e Infância com a AMPLOS, com a Ilga, Rede ExAequo, Casa Qui e CES-UC. De­sen­vol­veu o projeto “Quem é quem?” para o Serviço Edu­ca­tivo do Museu do Dinheiro entre 2015 e 2024.
Co­la­bo­rou fre­quen­te­mente com Madalena Vic­to­rino e Giacomo Scalisi no Centro de Pe­da­go­gia e Animação do CCB, Teatro das Compras e Festival Todos e com Susana Menezes, no Teatro Mu­ni­ci­pal Maria Matos. Como in­tér­prete em es­pe­tá­cu­los para a infância, tra­ba­lhou com: Leonor Barata, Cláudio Hochman, Susana Arrais, João Ricardo, Miguel Fragata, Inês Barahona e Catarina Requeijo. Foi artista as­so­ci­ado do teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser entre 2010-2025, tra­ba­lhando na co­cri­a­ção e produção de diversos es­pe­tá­cu­los e projetos de mediação e en­vol­vi­mento de públicos. Integrou os Artistas Unidos entre 2007 e 2009, como as­sis­tente de en­ce­na­ção de Jorge Silva Melo, ator e produtor. Fez ainda trabalho de as­sis­tên­cia para António Simão no Teatro a Todos, CCB, e José Carlos Garcia e John Mowat na Com­pa­nhia do Chapitô. Do seu percurso destaca ainda o trabalho com: Ávila Costa, Mário Trigo, João Brites, Ana Borralho e João Galante, Ainhoa Vidal e Ricardo Cabaça.

Últimas apresentações

  • sunday, 5 october 2025 / 16h