Quem somos

O Teatro Ex­pe­ri­men­tal de Lagos (TEL) é uma as­so­ci­a­ção cultural sem fins lu­cra­ti­vos que tem como ob­je­ti­vos praticar e difundir as artes per­for­ma­ti­vas. Promove e realiza eventos cul­tu­rais e fes­ti­vais, cria es­pe­tá­cu­los e dinamiza for­ma­ções e workshops em áreas das artes do es­pe­tá­culo. Procura ainda es­ta­be­le­cer uma ponte de in­cen­tivo ar­tís­tico para os jovens do concelho de Lagos.

O Espaço Cultural do Teatro Ex­pe­ri­men­tal de Lagos é si­mul­ta­ne­a­mente a sede, o lugar de formação, de criação e de apre­sen­ta­ção de es­pe­tá­cu­los do TEL, bem como lugar de aco­lhi­mento de projetos ar­tís­ti­cos de outras en­ti­da­des. Fora deste espaço o TEL de­sen­volve ac­ti­vi­dade prin­ci­pal­mente no Algarve, mas também em Portugal e no mundo.

O TEL conta, neste momento, com vários alunos ins­cri­tos nas várias mo­da­li­da­des que promove (teatro, dança con­tem­po­râ­nea, salsa cubana, capoeira) e uma equipa variável de co­la­bo­ra­do­res, mediante os projetos em curso ao longo do ano. Outras en­ti­da­des e par­cei­ros utilizam com re­gu­la­ri­dade o Espaço Cultural do TEL como espaço de formação, de ensaios e de re­si­dên­cia ar­tís­tica.

Equipa

Ana Moura

Ana Moura

Berna Huidobro

Berna Hui­do­bro

Bruno Batista

Bruno Ba­tista

Carlos Norton

Carlos Norton

Artista mul­ti­dis­ci­pli­nar. Integrou e acom­pa­nhou bandas e pro­jec­tos, de diversos estilos musicais, com con­cer­tos em Portugal e em vários países europeus. Músico multi-ins­tru­men­tista já gravou uma centena de ins­tru­men­tos. Compôs e gravou música para cinema e teatro. Gravou até ao momento 12 CDs, com destaque para os recentes tra­ba­lhos com OrBlua. Produtor de edições dis­co­grá­fi­cas e co­lec­tâ­neas de bandas al­gar­vias. Realizou tra­ba­lhos de so­no­plas­tia para rádio, teatro e cinema. Criou várias peças de rádio-arte. Na rádio produziu e realizou diversos pro­gra­mas e rubricas, de música, poesia, história e ciência. Autor de diversas es­cul­tu­ras sonoras e de com­po­si­ções sonoras para ex­po­si­ções e fes­ti­vais. Criador e res­pon­sá­vel do ASPA - Arquivo Sonoro Pai­sa­gís­tico do Algarve. Locutor de rádio e voz para diversos co­mer­ci­ais e do­cu­men­tá­rios. Como artista plástico par­ti­ci­pou em diversas ex­po­si­ções in­di­vi­du­ais e co­lec­ti­vas e em diversas re­si­dên­cias ar­tís­ti­cas nas áreas do cinema, música e es­cul­tura. Como re­a­li­za­dor de cinema tem vários tra­ba­lhos nas áreas da ficção, do­cu­men­tá­rio e musicais. Vários filmes in­te­gra­ram fes­ti­vais de cinema na­ci­o­nais e foi ga­lar­do­ado com alguns prémios. Ator de teatro, atu­al­mente integra o elenco das peças O Lobo Vermelho e O Último Dragão, do Teatro Ex­pe­ri­men­tal de Lagos. Diretor ar­tís­tico da Fungo Azul. Diretor e pro­gra­ma­dor do Fusos - Festival de Fusões Ar­tís­ti­cas.

Nelda Magalhães

Nelda Ma­ga­lhães

Natural de Lagos e li­cen­ci­ada em Co­mu­ni­ca­ção Cultural, pela Uni­ver­si­dade Católica Por­tu­guesa (2000). De­sen­volve a sua pesquisa ar­tís­tica com Helena Flor Dias e Maria João Alcobia (Dança Amalgama), Per Spildra Borg (Cia. Stella Polaris) e Vilo Do­co­lo­mansky (FARMA). Desde 2003 dedica-se à educação ar­tís­tica, co­la­bo­rando em projetos di­ri­gi­dos a crianças e jovens em Portugal, França, Lituânia e Cabo Verde. Co­la­bo­rou no serviço edu­ca­tivo do centro de ex­po­si­ções do Centro Cultural de Lagos, em 2004 e 2010. Fez parte da equipa de artistas-pe­da­go­gos do PREAA – Projeto Regional de Educação Am­bi­en­tal pela Arte, com co­or­de­na­ção de Helena Ta­pa­di­nhas, da De­le­ga­ção Regional de Educação do Algarve, de 2008 a 2010. Par­ti­ci­pou como artista-pedagôga e es­cri­tora no projeto “Tales from the Sea”: Pegada Cultural – Early Steps (2015-2016), com Direção Ar­tís­tica de Daniela Tomaz, Academia de Música de Lagos.
Colabora com o Teatro Ex­pe­ri­men­tal de Lagos desde 2004, como co­or­de­na­dora pe­da­gó­gica, atriz, en­ce­na­dora, pro­du­tora cultural e for­ma­dora. Co-criou "Lobo Vermelho", "O Último Dragão", "Per­cur­sos Per­for­ma­ti­vos no Pa­tri­mó­nio". É diretora Ar­tís­tica desta As­so­ci­a­ção Cultural desde 2012, des­ta­cando os projetos “Em que Pensas Tu”, detentor do selo Plano Nacional das Artes, que integra o S.E.T.E. - Serviço Edu­ca­tivo do Teatro Ex­pe­ri­men­tal (desde 2018), Festa dos Sentidos (2017), com o apoio 365 Algarve e VENTANIA - Festival de Artes Per­for­ma­ti­vas do Bar­la­vento(2019-2021), em co-direção com Daniela Tomaz, com o apoio 365 Algarve e Direção Geral das Artes.
Na educação, demarca o seu percurso como pro­fes­sora de teatro ( TEL desde 2006 com Projeto NAIA e Colégio Bambino desde 2018) e con­ta­dora de his­tó­rias, áreas que funde no projeto “O Mundo In­vi­sí­vel dos Livros” num olhar par­ti­cu­lar sobre a Mediação de Leitura, onde cria sessões de conto e oficinas de mediação de leitura. Colabora de forma regular com as Bi­bli­o­te­cas Mu­ni­ci­pais de Lagoa e de Lagos, de­sen­vol­vendo o seu trabalho a sul do país, em par­ti­cu­lar no Bar­la­vento Algarvio.

Silménia Magalhães

Sil­mé­nia Ma­ga­lhães

Soraia Vasconcelos

Soraia Vas­con­ce­los

Tim Belime

Tim Belime