Projeto artístico de investigação sobre a posição do indivíduo na sociedade. As questões de respeito, liberdade, individual e coletiva, sem colocar em causa a liberdade dos outros. Como aceitar o quadro social , que nos condiciona e cose o tecido da realidade a que estamos sujeitos sem perder a nossa individualidade, a autenticidade e a liberdade do pensamento individual.
Ficha técnica
Criação: Pau Portabella
Elenco: Coletivo VENTANIA (Berna Huidobro, Lilli Schulz, Jessica Barreto e Ana Moura)
Últimas apresentações
Pau Portabella
Iniciou em 1999 a sua formação em teatro e expressão corporal na “El Timbal”, escola de circo (Barcelona). Aí estudou teatro gestual, mímica, clowning e improvisação. Seguiram-se os cursos de Acrobacia na Rogelio Rivel e na Le Lido (França). Foi performer e produtor em espetáculos como “Ahoüt” (Cirk Oblique) e “CRU” (Fet a Mà). De 2008 a 2011, participa em diversos projectos interdisciplinares (circo, dança, teatro, etc.), como são exemplos: “la fuite à cheval” (“compagnie d'Elles”), “le vouleur des poules” (“Cri de Coeur”), “Cabaret chromatique” (company “Transe Express”), “Cirkus Klezmer”, entre outros. Desenvolve um trabalho pedagógico desde 2007 até ao presente. Trabalha atualmente como diretor artístico e dramaturgo nos projetos: “Simbiosis” (Aware) “Picadero” (Haa Colective) “Nus” (Cèlia Maoll) e “Ambiguo” (com a sua própria companhia).
Coletivo VENTANIA
O Coletivo VENTANIA irá começar a traçar o seu percurso na 3ª edição do VENTANIA - Festival de Artes Performativas do Barlavento em 2021. Fruto de um OPEN CALL para artistas residentes no Algarve, aberto a todas as áreas das artes performativas (dança, teatro, circo contemporâneo, música…), pretende enraizar na região o conceito da cidadania artística, através da criação de projetos artísticos que solidifique o mercado cultural do Algarve. Aberto a uma pluralidade de áreas, o Coletivo VENTANIA pretende ser um projeto âncora de criação coletiva no Algarve. Contemplando uma residência artística e criação de um espetáculo com a orientação da Direção de um artista convidado. O primeiro artista convidado para dirigir Coletivo VENTANIA é Pau Portabella, artista catalão da área do circo contemporâneo.