Festival Ventania 2020

Sin­fo­nia N.7 "Ritual de Evo­ca­ção dos Ele­men­tos"

Jorge Sal­gueiro & Ven­ta­nia Or­ques­tra

Estreia Mundial versão para 2 vozes, nar­ra­dora, áudio e Or­ques­tra de Câmara

O VENTANIA Festival de Artes Per­for­ma­ti­vas do Bar­la­vento propõe a estreia da Sinfonia n.7, op. 278 de Jorge Sal­gueiro “Ritual de Evocação dos Ele­men­tos”, obra em formato de or­ques­tra de câmara para 2 vozes, nar­ra­dora e áudio.

Em palco estará a VENTANIA OR­QUES­TRA, com Mar­ga­rida Pequito como “Menina Thunberg”, Carina Matias Ferreira e Joana Godinho no canto, numa obra em torno das al­te­ra­ções cli­má­ti­cas e do ambiente.

VENTANIA OR­QUES­TRA foi cons­ti­tuída através de convite público a todos os músicos pro­fis­si­o­nais re­si­den­tes no Algarve que de­se­jas­sem integrar este projeto de ci­da­da­nia & de­mo­cra­cia. Atu­al­mente, na versão de câmara, os 22 músicos pre­sen­tes, integram uma panóplia de ins­ti­tui­ções de­di­ca­das à música erudita no Algarve, tanto no ensino ar­tís­tico es­pe­ci­a­li­zado de música como na prática pro­fis­si­o­nal, e.g.: Con­ser­va­tó­rio de Artes de Lagoa, Con­ser­va­tó­rio de Música de Loulé, Academia de Música de Portimão, Agru­pa­mento de Escolas da Bemposta em Portimão e Or­ques­tra Clássica do Sul.

O Coro Infantil foi pensado em parceria com o Agru­pa­mento de Escolas Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL) e Agru­pa­mento de Escolas da Bemposta Portimão, assim como o Algarve Grupo de Per­cus­são, sob direção de Vasco Ramalho. Contudo, e por motivos de con­tin­gên­cia da pandemia de COVID’19, a VENTANIA OR­QUES­TRA apre­sen­tar-se-á em formato reduzido (2 vozes, nar­ra­dora, áudio e 18 ins­tru­men­tis­tas.

Duração: 60′

Classificação etária: 3+

Últimas apresentações