Festival Ventania 2019

Teatro

Brisa ou Tufão

Cir­co­lando

“BRISA OU TUFÃO”, é um es­pe­tá­culo de teatro sobre a força e a leveza do ar que nos rodeia, criado e in­ter­pre­tado por Mafalda Saloio (Cir­co­lando). Sobre a im­por­tân­cia de conviver com o in­vi­sí­vel que sopra. De rasgar janelas e celebrar o ar! De­pen­dendo da sorte ge­o­grá­fica, emo­ci­o­nal e humana, este ar pode fazer-nos brisa ou tufão.

Uma mulher viaja por entre terras, mede o ar e areja lugares. Para prevenir ca­tás­tro­fes, ensina-nos a conviver com este in­vi­sí­vel suave e rebelde da vida. O que fazemos quando temos ta­qui­car­dia, quando estamos ca­bis­bai­xos, quando o lufa-lufa do quo­ti­di­ano nos tira o ar?

“Brisa ou Tufão” é um es­pe­tá­culo que nos fala de como resistir ce­le­brando a vida. Uma “técnica de leveza e bem-estar” que traz dentro do seu Kit soluções caseiras para tornar tudo mais simples. Este es­pe­tá­culo nasceu do projeto de teatro-dança chamado “Lem­bran­ças”, re­a­li­zado em 2005 e dirigido pela co­reó­grafa Madalena Vic­to­rino, onde par­ti­ci­pa­ram 16 atores-cri­a­do­res. Desta “lem­brança” nasceu a vontade de criar “Brisa ou Tufão”. Um es­pe­tá­culo sobre a beleza das coisas simples.

Es­pe­tá­culo em Por­tu­guês.

Ficha técnica

Criação e interpretação: Mafalda Saloio
Apoio à criação: André Braga, Cláudia Figueiredo, Suzana Branco
Sonoplastia, desenho e operação de luz: Pedro Fonseca/coletivo, ac
Cenário: Mafalda Saloio e Nuno Brandão
Colaboradores na criação do projeto: António Saloio, Elena Sanz Aizpurua, Fátima Saloio, Esmeralda Saloio, Rui Simões, Alberto Carvalhal, Pedro Santiago Cal
Apoio na criação original: Inês Mariana Moitas, Manuel Barosa Lda., A Marques Lda.
Coprodução: Circolando

Duração: 60′

Classificação etária: 12+

Últimas apresentações

  • sexta, 22 março 2019 / 21h30

    Centro Cultural de Lagos / evento