Em que pensas tu?

O projecto ar­tís­tico “Em que pensas tu?” é um projecto do Plano Nacional das Artes que está a ser de­sen­vol­vido no Agru­pa­mento de Escolas Júlio Dantas em Lagos, com a co­or­de­na­ção do pro­fes­sor Pedro Do­min­gues. Tem como artistas re­si­den­tes Albina Pe­tro­lati e Con­cei­ção Gon­çal­ves que integram o Serviço Edu­ca­tivo do Teatro Ex­pe­ri­men­tal de Lagos, parceiro neste Projecto Cultural e nesta aventura de In­dis­ci­pli­nar a Escola.

Iniciou em Outubro (ano lectivo 2019/20) com alunos do 2º, 3º ciclo e se­cun­dá­rio (Educação In­clu­siva – Centro de Apoio à Apren­di­za­gem) da Escola Tec­no­po­lis e da Escola Júlio Dantas.

A partir de Janeiro dá-se o en­vol­vi­mento com colegas dos cursos de Moda e de Desenho para a execução dos fi­gu­ri­nos, adereços, cenários e cartazes, e também com o en­vol­vi­mento de alunos das áreas da Fi­lo­so­fia e Ci­da­da­nia.

O ponto de partida foi o livro Em que pensas tu? de Laurent Moreau, editado pela Bichinho de Conto.

Na fase inicial que de­no­mi­ná­mos de Grau Zero, tra­ba­lhá­mos em torno da ex­pres­são de Sen­sa­ções, Emoções, Sen­ti­men­tos, Estados de Espírito, Sonhos, Pen­sa­mento, usando a lin­gua­gem da Fi­lo­so­fia, do Teatro e da Dança.

A partir da reflexão conjunta, da partilha e dis­cus­são em torno destes temas, surgiram im­pro­vi­sa­ções in­di­vi­du­ais e co­lec­ti­vas.

Através de ac­ti­vi­da­des dra­má­ti­cas simples (o jogo sim­bó­lico, o jogo de imitação, o jogo de mímica e o jogo dra­má­tico es­pon­tâ­neo) e de ac­ti­vi­da­des com­ple­xas (criar e dra­ma­ti­zar texto, ma­ni­pu­la­ção de objectos de cena, criação de per­so­na­gem) aliadas às di­nâ­mi­cas da Dança, foram nascendo momentos per­for­ma­ti­vos e foram sendo cons­truí­das par­ti­tu­ras co­re­o­grá­fi­cas e pequenas frases cénicas.

Albina Petrolati

Albina Pe­tro­lati

Albina Pe­tro­lati nasceu a 10 de Fe­ve­reiro de 1974 em Mon­te­ca­rotto, pro­vín­cia de Ancona, região de Marche, Itália.

Em 2010 finaliza a Pós-Gra­du­a­ção em Arte e Educação (1º edição) na Uni­ver­si­dade Aberta.

Vive em Portugal desde 2002 e começa a tra­ba­lhar com várias ins­ti­tui­ções, sempre na área da dança criativa.

Em 2003 par­ti­cipa no projecto europeu “ Leonardo” em Toulouse, onde trabalha como monitora de dança criativa no Centro Cultural de Saint Cyprien.

Em 2007 vai viver para Sines e começa a tra­ba­lhar como monitora do Serviço Edu­ca­tivo do Centro de Artes de Sines e co­or­de­na­dora das ati­vi­da­des de dança até 2016.

Em 2010 torna-se for­ma­dora na área da dança, pelo Mi­nis­té­rio da Educação, no âmbito do programa Educação Estética e Ar­tís­tica.

Em 2012 par­ti­cipa no projeto “Opus Tutti”, pela Com­pa­nhia Música Teatral, na Gul­ben­kian.

De 2016 a 2020 par­ti­cipa em vários Projetos, como Pegada Cultural no Agru­pa­mento de Escola de Lagoa, Projeto Miragem em Odemira da autoria Madalena Vic­to­rino, Projeto Lavrar o Mar, es­pe­tá­culo Rastilho, também da autoria de Madalena Vic­to­rino no âmbito do programa 365 Algarve. De­sen­volve projetos de dança criativa para o pré-escolar nos Agru­pa­men­tos Es­co­la­res de Lagoa e Aljezur.

Integra a equipa do SETE – Serviço Edu­ca­tivo do Teatro Ex­pe­ri­men­tal de Lagos, em projetos com a bi­bli­o­teca de Lagos e em Agru­pa­men­tos Es­co­la­res de Lagos.

É criadora em conjunto com Remi Gallet e Maria Gallet do es­pe­tá­culo para a primeira infância “Artur”.

Torna- se Artista Re­si­dente do Plano Nacional Das Artes do Agru­pa­mento das Escolas Júlio Dantas em Lagos.

Conceição Gonçalves

Con­cei­ção Gon­çal­ves

É formada em Teatro e em Ciências de Educação. Tra­ba­lhou pro­fis­si­o­nal­mente como atriz, integrou a equipa que criou o Serviço Edu­ca­tivo do Centro Cultural de Cascais, e tra­ba­lhou em ONG’s na área do De­sen­vol­vi­mento Local. Ao longo de vários anos de­sen­vol­veu projetos nas áreas do teatro e do ambiente com crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, e co­or­de­nou vários projetos (na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais) de animação e in­ter­ven­ção co­mu­ni­tá­ria.

Par­ti­cipa como atriz/per­for­mer em vários pro­jec­tos com Susana Medeiros, Luís Godinho, Marina Nabais, Mar­ga­rida Mestre, Madalena Vic­to­rino, Giacomo Scalisi, Nelda Ma­ga­lhães, entre outros. Ac­tu­al­mente trabalha com a co­mu­ni­dade sénior do concelho de Aljezur de­sen­vol­vendo um trabalho de co­or­de­na­ção de animação co­mu­ni­tá­ria, no âmbito do Programa En­tre­la­çar, inserido na Agenda Sénior do Concelho.

É membro da Tertúlia As­so­ci­a­ção Sócio-Cultural de Aljezur, e res­pon­sá­vel pela di­na­mi­za­ção de um conjunto de ati­vi­da­des e projetos ar­tís­ti­cos pro­mo­vi­das pela as­so­ci­a­ção como a Festa do Livro Infanto-Juvenil, Entre Livros e His­tó­rias, entre outras.

Organização
Teatro Experimental de Lagos
Apoio
Plano Nacional das Artes
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas
Câmara Municipal de Lagos
Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos
Direção Regional de Cultura do Algarve