Em que pensas tu?
O projecto artístico “Em que pensas tu?” é um projecto do Plano Nacional das Artes que está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas Júlio Dantas em Lagos, com a coordenação do professor Pedro Domingues. Tem como artistas residentes Albina Petrolati e Conceição Gonçalves que integram o Serviço Educativo do Teatro Experimental de Lagos, parceiro neste Projecto Cultural e nesta aventura de Indisciplinar a Escola.
Iniciou em Outubro (ano lectivo 2019/20) com alunos do 2º, 3º ciclo e secundário (Educação Inclusiva – Centro de Apoio à Aprendizagem) da Escola Tecnopolis e da Escola Júlio Dantas.
A partir de Janeiro dá-se o envolvimento com colegas dos cursos de Moda e de Desenho para a execução dos figurinos, adereços, cenários e cartazes, e também com o envolvimento de alunos das áreas da Filosofia e Cidadania.
O ponto de partida foi o livro Em que pensas tu? de Laurent Moreau, editado pela Bichinho de Conto.
Na fase inicial que denominámos de Grau Zero, trabalhámos em torno da expressão de Sensações, Emoções, Sentimentos, Estados de Espírito, Sonhos, Pensamento, usando a linguagem da Filosofia, do Teatro e da Dança.
A partir da reflexão conjunta, da partilha e discussão em torno destes temas, surgiram improvisações individuais e colectivas.
Através de actividades dramáticas simples (o jogo simbólico, o jogo de imitação, o jogo de mímica e o jogo dramático espontâneo) e de actividades complexas (criar e dramatizar texto, manipulação de objectos de cena, criação de personagem) aliadas às dinâmicas da Dança, foram nascendo momentos performativos e foram sendo construídas partituras coreográficas e pequenas frases cénicas.

Albina Petrolati
Albina Petrolati nasceu a 10 de Fevereiro de 1974 em Montecarotto, província de Ancona, região de Marche, Itália.
Em 2010 finaliza a Pós-Graduação em Arte e Educação (1º edição) na Universidade Aberta.
Vive em Portugal desde 2002 e começa a trabalhar com várias instituições, sempre na área da dança criativa.
Em 2003 participa no projecto europeu “ Leonardo” em Toulouse, onde trabalha como monitora de dança criativa no Centro Cultural de Saint Cyprien.
Em 2007 vai viver para Sines e começa a trabalhar como monitora do Serviço Educativo do Centro de Artes de Sines e coordenadora das atividades de dança até 2016.
Em 2010 torna-se formadora na área da dança, pelo Ministério da Educação, no âmbito do programa Educação Estética e Artística.
Em 2012 participa no projeto “Opus Tutti”, pela Companhia Música Teatral, na Gulbenkian.
De 2016 a 2020 participa em vários Projetos, como Pegada Cultural no Agrupamento de Escola de Lagoa, Projeto Miragem em Odemira da autoria Madalena Victorino, Projeto Lavrar o Mar, espetáculo Rastilho, também da autoria de Madalena Victorino no âmbito do programa 365 Algarve. Desenvolve projetos de dança criativa para o pré-escolar nos Agrupamentos Escolares de Lagoa e Aljezur.
Integra a equipa do SETE – Serviço Educativo do Teatro Experimental de Lagos, em projetos com a biblioteca de Lagos e em Agrupamentos Escolares de Lagos.
É criadora em conjunto com Remi Gallet e Maria Gallet do espetáculo para a primeira infância “Artur”.
Torna- se Artista Residente do Plano Nacional Das Artes do Agrupamento das Escolas Júlio Dantas em Lagos.

Conceição Gonçalves
É formada em Teatro e em Ciências de Educação. Trabalhou profissionalmente como atriz, integrou a equipa que criou o Serviço Educativo do Centro Cultural de Cascais, e trabalhou em ONG’s na área do Desenvolvimento Local. Ao longo de vários anos desenvolveu projetos nas áreas do teatro e do ambiente com crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, e coordenou vários projetos (nacionais e internacionais) de animação e intervenção comunitária.
Participa como atriz/performer em vários projectos com Susana Medeiros, Luís Godinho, Marina Nabais, Margarida Mestre, Madalena Victorino, Giacomo Scalisi, Nelda Magalhães, entre outros. Actualmente trabalha com a comunidade sénior do concelho de Aljezur desenvolvendo um trabalho de coordenação de animação comunitária, no âmbito do Programa Entrelaçar, inserido na Agenda Sénior do Concelho.
É membro da Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur, e responsável pela dinamização de um conjunto de atividades e projetos artísticos promovidas pela associação como a Festa do Livro Infanto-Juvenil, Entre Livros e Histórias, entre outras.