Workshop de Clown - Palhaços em Rebeldia
Emraizart 3ª Edição Outono

Workshop de Clown - Pa­lha­ços em Re­bel­dia

com Iván Prado

(ati­vi­dade não in­cluída no bi­lhete do fes­ti­val)

Duração total de 6 horas, re­par­ti­das por 2 dias (sábado e domingo), no horário das 10:00 às 13:00

O nosso riso é capaz de renovar-nos e abrir-nos à exis­tên­cia. Rir para libertar os medos; rir para aprender a gostar que se riam do nosso ridículo. Su­ge­ri­mos abraçar o palhaço e o palhaça que temos cá dentro, num lindo caminho que nos leva a criar círculos de risadas à nossa volta. Se acei­tar­mos a nossa es­tu­pi­dez e a co­mu­ni­car­mos com coração, ocorre uma catarse que nos permite trans­for­mar a dor em luz, a vergonha em paz e a piedade em ple­ni­tude.

Es­tru­tura do curso

Pro­cu­rando o palhaço dentro de nós
Todas as pessoas são di­fe­ren­tes e, por isso, o nosso palhaço também é di­fe­rente, é pessoal. Pro­cu­rando na nossa natureza en­con­tra­re­mos o nosso próprio estilo, que nos per­mi­tirá des­fru­tar da ex­pe­ri­ên­cia do ridículo. Através de di­fe­ren­tes jogos de con­cen­tra­ção e ha­bi­li­da­des “es­tú­pi­das” de cada pessoa (gestos exa­ge­ra­dos, ruídos es­tra­nhos, mo­vi­men­tos es­pe­ci­ais, etc) e sempre em busca de prazer, tal como as crianças quando brincam, vamos des­co­brir onde está o nosso prazer e o nosso palhaço.

Jogos de cum­pli­ci­dade e sen­si­bi­li­dade
A cum­pli­ci­dade, quando se trabalha em grupo, é es­sen­cial.
Apren­de­re­mos a im­por­tân­cia de se sentir parte de um todo no palco e ao mesmo tempo estando cons­ci­ente de onde está o foco teatral em cada momento e quando este é captado por outro com­pa­nheiro de palco. Haverá jogos clás­si­cos com di­fi­cul­da­des adi­ci­o­nais para con­se­guir iluminar as qua­li­da­des de palhaço que cada um possui.

O prazer de ser ridículo
Se per­gun­tar­mos a uma criança se ela sabe falar inglês, cantar ópera, etc irá res­pon­der-nos que sim. O palhaço sabe sempre fazer tudo, o seu otimismo não tem limites, tal como acontece com as crianças antes da vergonha ou com­ple­xos que surgem quando se apro­xi­mam da idade adulta.

Jogando para saber o que não sabemos
Nesta fase vamos brincar dando pa­les­tras sobre ae­ro­náu­tica, cons­te­la­ções, au­to­de­fesa e um longo etc. de sa­be­do­ria, que qualquer palhaço, ob­vi­a­mente, domina. Pre­ten­de­mos ser pro­fis­si­o­nais da política, dos meios de co­mu­ni­ca­ção, grandes figuras da ciência... e uma vez al­can­çado o prazer, uti­li­za­re­mos os ritmos que melhor se adaptam a cada um para des­co­brir o palhaço que todo o mundo tem no seu interior.

O Teatro como jogo e espelho da vida
A vida é um jogo, uma grande peça de teatro. Aumentar o nosso papel dentro da so­ci­e­dade através do jogo de re­pre­sen­ta­ções é um caminho rumo ao au­to­co­nhe­ci­mento. O jogo teatral serve como dinâmica de criação e ao mesmo tempo como vetor de de­si­ni­bi­ção. A partir da dinâmica de risadas e dos exer­cí­cios de palhaço, trabalha-se a parte lúdica do teatro.

______

Ao ins­cre­ver-se no Workshop tem acesso livre aos 2 dias do festival Em­rai­zart 2023. Além disso, estará a apoiar o co­lec­tivo "Pallasos en Rebeldía", o único festival de circo social que acontece na Pa­les­tina, or­ga­ni­zado por Iván Prado. Mais in­for­ma­ção em: https://www.facebook.com/Pal­la­so­sen­re­be­dia

Ficha técnica

IVÁN PRADO - Clown, diretor de teatro, showman, artivista e gestor cultural.

Duração: 6 horas (3 horas por dia)

Classificação etária: 16+

Últimas datas

  • saturday, 14 october—sunday, 15 october 2023

    Quinta Velha, Cotifo - Mapa

    evento / Inscrições: festival.emraizart@gmail.com (pré-pagamento)